(11) 99932-6186 contato@sangarinfo.com.br

Cientistas da Universidade de Tsinghua, na China, desenvolveram uma máquina de metal capaz de mudar de forma e se movimentar em um determinado espaço sozinha. “O metal pode se deformar de acordo com o espaço disponível, assim como o robô T100 de ‘O Exterminador do Futuro 2’, conta Liu Jing, líder do projeto.

O dispositivo é feito a partir de uma gota de liga de metal que consiste principalmente em gálio, que se encontra líquido a uma temperatura um pouco menor do que 30 ºC. No ano passado, os pesquisadores descobriram que uma corrente elétrica aplicada ao elemento faz com que sua liga altere a forma drasticamente. Alterando a tensão aplicada ao metal os cientistas conseguiram obter diferentes formas do metal. Quando a corrente foi desligada, o gálio voltou à sua forma inicial.

A grande descoberta aconteceu quando a liga entrou em contato com um floco de alumínio. A aproximação causou uma reação que criou bolhas de hidrogênio e fez com que a bola de gálio se movesse sozinha.

“No momento a descoberta tem potencial para se tornar um robô, mas em escala microscópica. Ele seria capaz, por exemplo, de transportar medicamentos dentro do corpo de pacientes”, explica Jing.

Veja como funciona o processo:


Via BusinessInsider

Fonte:Olhar Digital

Postado por: Sangar | www.sangarinfo.com.br

Fechar Menu
Open chat