(11) 99932-6186 contato@sangarinfo.com.br

Por Filip Garrett 

A Disney está desenvolvendo uma tecnologia bastante curiosa. A ideia é usar emissões sonoras, em frequências inaudíveis pelos nossos ouvidos, para controlar eletrônicos, como os nossos smartphones. Com o sugestivo nome de “acoustruments” (numa junção, em inglês, dos termos acústico e instrumento), os acessórios usam os alto-falantes e os microfones para funcionar.

A ideia é que o acoustrument seja conectado ao celular. Com isso, ele tem acesso às saídas de som do aparelho e ao seu microfone. Assim, o som emitido pelo celular, em uma determinada frequência, pode ser modulado pelo acessório antes de ser encaminhado para o microfone. Nesse sentido, o acoustrument funcionaria como um tipo de flauta, regulando o som de tal forma que ele fosse compreendido como um comando específico pelo celular.

Mas para quê exatamente isso seria útil? Segundo os desenvolvedores da tecnologia, a ideia é criar formas de interação com os aparelhos que permitam ao usuário controle sobre eles em situações em que ou você não pode, ou não deseja, usar a tela sensível ao toque. Suponha que você está jogando, vendo um filme ou usando o celular para alguma atividade de realidade virtual. Nesses casos, em que a tela está sendo usada, o acosutrument ofereceria outras formas de controle de diversas funções do dispositivo.

Em laboratório, a pesquisa já desenvolveu versões que se adaptam a um celular e permitem controlar funções como alarme, obturador da câmera e uma versão que transforma o smart em uma boneca interativa. Não há previsão de quando essa tecnologia possa chegar ao mercado, mas a boa notícia é que, segundo a Disney, ela tem custos bastante baixos de desenvolvimento e fabricação.

No vídeo abaixo, em inglês, você tem uma ideia de como a tecnologia funcionaria:

Via Engadget e Tech Crunch

Fonte: Techtudo 

Postado por: Sangar | www.sangarinfo.com.br

Fechar Menu
Open chat